O prémio Nobel português José Saramago defende, numa entrevista publicada hoje no Diário de Notícias, que Portugal deveria tornar-se uma província de Espanha e integrar um país que passaria a chamar-se Ibéria para não ofender «os brios» dos portugueses. (Portugal Diário)
Não é só por não gostar da maneira como ele escreve. Não é só por ele cultivar o comunismo arcaico. Não é só por ele dizer Nobél com a tónica no é. É por dizer coisas destas.
É especialmente por dizer coisas destas (que Portugal alegre e voluntariamente se deveria tornar província de um país que por duas vezes não nos conseguiu invadir) que Saramago é a prova cabal de que não devia ser permitido que as pessoas pudessem viver em cima de sedimentos vulcânicos (ou para o efeito, confundirem-se com eles).
Já agora, como é que poderemos designar esta tese que defende a ideia de Portugal como uma província de Espanha? Provincianismo?
Labels: efeitos das rochas vulcânicas na saúde, Espanha, Ibéria, José Saramago, no estrangeiro é que eles são desenvolvidos, Portugal, provincianismo