Add http://ummundomagico2.blogs.sapo.pt to your Kinja digest


[Do som mais sujíssimo que anda aí] 
>Three-Way 
>Magnetic Fields
 

Autoria
 
    Calvin
        Calvin
        bloggercalvin
        arrobaguêmeilepontocom

 
Contribuições
 
    Astronauta Spiff
        Astronauta Spiff
 
    Homem Estupendo
        Homem Estupendo
 
    Hobbes
        Hobbes

   

 

Valor de juízo



Ontem à noite a RTP1 fez uma transmissão em directo à volta do seu programa Grandes Portugueses. Mais do que um programa, temos aqui uma missão nacional, pelo menos a avaliar pelos meios: um painel de ilustres respondia às questões de Maria Elisa no Palácio de Queluz, entremeado por algum tempo de satélite a levar-nos às intervenções de algumas personalidades ocasionais sedeadas em Évora e Braga.

Discutiu-se muita coisa. Desde tentar saber como deve ser um Grande Português, até tentar descortinar em quem os pequenos portugueses andam a votar. Neste ponto, Maria Elisa avança com informação escaldante e afiança que até ao momento «69% dos portugueses votou em figuras já mortas e os outros 31% em figuras já vivas».

Até que se chega ao incidente Salazar. Alguns comentadores, de modo cordato e ordeiro, desfilam-se a ilibar a RTP da omissão do ditador na lista de sugestões de Grandes Portugueses apresentada no seu site. Louvaram-se os valores que Salazar nunca respeitou e quis-se demonstrar que, se no tempo de Salazar aquela discussão nunca poderia ter acontecido, então a criatura ficava à porta daquela festa.

A dada altura, José Hermano Saraiva pede a palavra e explica que não pode deixar de ouvir as críticas ali desenhadas na testa do estadista sem dizer que Salazar era qualquer coisa da qual já não consegui perceber nada, tal o chinfrim com que os arautos da liberdade se lançaram à jugular do historiador. De balbúrdia instalada, Maria Elisa, higiénica, decide amputar a intervenção de JHS (tal como fará nas subsequentes tentativas de JHS manisfestar a sua opinião). Fizeram bem. JHS quis ter uma opinião, mas seria manifestamente a errada. Ainda bem que alguém lhe meteu juízo naquela cabeça.

[Anonymous Anonymous]: Eu voto BODA, esse Português presente-ausente que ninguém diz ter visto mas que toda a gente apregoa.
 
[Blogger pimpinelle]: assim é a grande pequenez...
 
[Blogger Calvin]: São uns grandessíssimos portugueses, Pimpinela...
 
Post a Comment

<< [Principal]

This page is powered by Blogger. Isn't yours?