Add http://ummundomagico2.blogs.sapo.pt to your Kinja digest


[Do som mais sujíssimo que anda aí] 
>Three-Way 
>Magnetic Fields
 

Autoria
 
    Calvin
        Calvin
        bloggercalvin
        arrobaguêmeilepontocom

 
Contribuições
 
    Astronauta Spiff
        Astronauta Spiff
 
    Homem Estupendo
        Homem Estupendo
 
    Hobbes
        Hobbes

   

 

Gostinho especial



Tenho um fascínio indizível por montras frigoríficas de talhos e restaurantes. Estou mesmo a pensar fazer um blog inteiramente dedicado a este expoente do gore gastronómico. Quem terá dito a esta gente que ver pedaços de carne ensanguentada e peixes mutilados é um indutor do apetite?

É claro que nem todas as montras as coisas são assim tão cruas. Em algumas, a proteína animal é exposta com delicados raminhos de temperos e montinhos de vegetais da época.

Por outro lado, há outras que não dá mesmo para perceber onde é que aquela gente tinha a cabeça. Na montra não seria (ninguém faz uma coisa destas de cabeça fria).

Ao passar num restaurante lisboeta (por sinal, cheio de freguesia) capturei uns instantâneos que ilustram (em tons de vermelho) o que eu quero dizer.

Na fotografia que se mostra acima, é bem visível a estrela da companhia. Um belo pedaço, não fosse o pormenor de dar a ideia de lá dentro ter explodido um alien que à saída deixou um pedaço de carne dependurada.

Na próxima fotografia mostra-se em detalhe o estropiado naco. Em segundo plano, um empregado de ar assustador (vamos acreditar que é só por causa da iluminação) mas nem por isso menos dedicado na limpeza da montra das sobremesas.



Montra das sobremesas que poucos minutos depois brilha de tanta limpeza, apesar da única mácula. Uma banana podre, certamente a incluir na salada de frutas do dia seguinte.



A ladear a extraordinária peça bovina, temos este resto de entrecosto. Singelo mas orgulhoso.



Mas o detalhe mais suculento está guardado para o fim. O pedaço de carne esfarrapado pinga sangue para cima das postas de bacalhau e de espadarte que lhe estão debaixo. Eventualmente será tudo propositado e o restaurante é conhecido internacionalmente pelo seu famoso bacalhau de cabidela. A gastronomia tem destas coisas e quem sou para duvidar.



As fotografias que aqui apresento são apenas uma pequena amostra da reportagem. Acredito que ainda vou conseguir dinheiro e notoriedade à custa destas fotografias. Tenho os condimentos ideiais para fazer uma performance com isto. Já tenho guião e tudo.

Numa tela branca as fotografias vão sendo projectadas repetidamente, de preferência com os vermelhos bem saturados. Entre a tela e o projector, uma miúda nua (performance que se preze tem miúdas nuas) esfrega lentamente o corpo com uma posta de bacalhau ensaguentada ao som do baque ritmado de um cutelo de talhante a cortar bifanas (terá que haver a menção de que a recolha deste som foi feita no talho de um bairro típico). Após 15 minutos disto a miúda veste um avental, calça uns chinelos, descasca uma banana podre e come-a, deita-se no chão e põe a casca da banana em cima da cara. A tela fica vermelha e o som do cutelo dá lugar à Doris Day a cantar I'll Give My Heart To You. Depois é esperar a ovação do público. Uma performance não se safa sem um bom título, por isso também já pensei na coisa: Tradição (as seen on TV).

Malta, preparem-se. Daqui a dois anos estou no Alkantara Festival.

[Blogger pimpinelle]: incomentável de tão genial, desde a primeira frase! .DDDDDDDD
 
[Blogger M]: Inacreditável. :-0
 
[Anonymous Anonymous]: Já tinha saudades dos posts, mas valeu a pena esperar, chegaram em GRANDE... Bela reportagem sobre o que de melhor há em Portugal!
 
[Blogger W.]: E depois falam da falta de higiene dos restaurantes chineses! Chiça! Eu que já vi uma ratoeira mesmo ao lado de um um tabuleiro cheio de apetitosos bolos, acho que esse restaurante tem um enorme potencial. Alguém tem aí à mão o numero da ASAE?
 
[Blogger Inês Ramos]: É por essas e por outras que sou vegetariana! Que puto degredo! Quanto à tua peça está muito psicadélica vai em frente e não largues as drogas!
 
[Blogger Magnolia]: Oh homem, tu pára de comer as bolachas Maria sem nada que isso já é alucinação crónica...
 
[Blogger Zorn John]: Reineta, fiquei fascinado! Tens a morada do joint? É que gosto de sardinha assada em grelha a saber a carne... ;D
 
[Anonymous Anonymous]: hey bateu tdo.. ta altamente.. tas d parabens.. realmente isto tem mt k s lh diga =P lolol* ****
 
Post a Comment

<< [Principal]

This page is powered by Blogger. Isn't yours?