Add http://ummundomagico2.blogs.sapo.pt to your Kinja digest


[Do som mais sujíssimo que anda aí] 
>Three-Way 
>Magnetic Fields
 

Autoria
 
    Calvin
        Calvin
        bloggercalvin
        arrobaguêmeilepontocom

 
Contribuições
 
    Astronauta Spiff
        Astronauta Spiff
 
    Homem Estupendo
        Homem Estupendo
 
    Hobbes
        Hobbes

   

 

Vão passear


Vários oficiais generais são esperados, esta tarde, no Rossio, em Lisboa, para participar no "passeio" organizado por uma comissão de militares dos três ramos das Forças Armadas, com o objectivo de expressarem o seu descontentamento face à política do Governo e aos cortes orçamentais para o sector. [...] O termo "passeio" foi escolhido para substituir o de "manifestação", de forma a evitar interpretações que apontem para a ilegalidade da iniciativa. (Público)

Esta notícia mostra o estado atroz a que chegaram as nossas Forças Armadas.

Em primeiro lugar, a desorganização. Para uma manifestação (com nome de manifestação) ser autorizada, é necessário solicitar uma autorização ao Governo Civil com 48 horas de antecedência. Ora, este prazo não foi respeitado e a autorização, negada. Apesar de a surpresa ser um ingrediente valioso na estratégia militar, o factor disciplina foi descurado. Se os militares não conseguem organizar uma manifestação, conseguirão gerir pessoas e armamento?

Depois, há a questão da nomenclatura. Como não puderam organizar uma manifiestação, trataram de organizar um «passeio». Imagina-se logo uma cena tenebrosa, com autocarros (com o sistemático dístico de SERVIÇO OCASIONAL) a despejarem militares no Terreiro do Paço para assistirem a uma demonstração de um aspirador que acaba com a raça dos ácaros ou de um colchão com miraculosas propriedades magnéticas. É inaceitável imaginar militares graduados nestas andanças, mas é a isso que eles se prestam.

À parte destas efabulações, o expediente de chamar «passeio» a uma manifestação e depois vir de peito cheio dizer que são os maiores e que não têm medo das consequências e que passeiam as vezes que quiserem, pf... Desculpem lá, mas isto é uma mariquice do pior. Se não tivessem medo das consequências era uma manifestação com as letras todas. Assim, é mesmo só um passeio. E não me parece ser lá grande afronta ao Governo andar a passear. É que se é só um passeio, como alegam, porque é que o anunciam à comunicação social? O que é que eu, um pobre civil, tenho a ver com os passeios que os militares organizam? Se fosse uma orgia também a anunciavam nos jornais?

Esta história do passeio que não é manifestação faz-me lembrar uma cena muita engraçada a que assistia inúmeras vezes na escola primária. Havia um puto rufia que quando lhe apetecia chamava outros de paneleiros. Quando algum dos visados não pretendia levar o desaforo para casa e já trazia inclusivamente o troco preparado no punho fechado, era detido por argumento imbatível: -Hei!, Hei!, Hei!, Hei! Pára aí! Eu só te chamei de pa-ne-lei-ro! Que é um homem que faz panelas. Quem leva no cu é um pan-de-lei-ro! E por incrível que pareça, esta estupidez matava instantaneamente a contenda, para desilusão da assistência.

Depois disto fico curioso em saber os militares irão trocar as tradicionais jantaradas por saraus de leitura.

[Anonymous Anonymous]: Bem visto, Reineta. É tão ridículo como verdadeiro. O que os militares querem sei eu! :p
 
[Anonymous Anonymous]: Fui Comando em África . Garotagem ! Compreendem o que é a Guerra ?!! ... Conheço jovens com grande qualidade moral e de trabalho, mas isto...
E se v.podem hoje, em liberdade, dizer, mesmo disparatada e levianamente, semelhantes ignomínias e criancices, devem-no a nós, que sulcamos o caminho para o ser livre mas responsável ! Falta de carácter ! Decência! Vão estudar e comportem-se! Tenho dito. Apagarei esta mixórdia .
 
[Blogger Calvin]: Não apague, George. Não é um comentário assim tão mau e além disso está escrito num raro estilo que já poucos cultivam.
 
[Anonymous Anonymous]: Vós que sulcais tão grandiosos caminhos, não vos ridicularizeis com palhaçadas como estas. "Ah, e tal, não é uma manifestação, nha-nha-nha-nha, é um passeio, toma-toma. Haja decência! Se se querem manifestar, manifestem-se, se querem reivindicar, façam-no, mas não embarquem nestas "passeatas".
Estive na Nicarágua, havia mosquistos do tamanho de cigonhas, vivíamos 26 numa caixa de sapatos, e se a Nicarágua é o que é hoje...
 
Post a Comment

<< [Principal]

This page is powered by Blogger. Isn't yours?