Add http://ummundomagico2.blogs.sapo.pt to your Kinja digest


[Do som mais sujíssimo que anda aí] 
>Three-Way 
>Magnetic Fields
 

Autoria
 
    Calvin
        Calvin
        bloggercalvin
        arrobaguêmeilepontocom

 
Contribuições
 
    Astronauta Spiff
        Astronauta Spiff
 
    Homem Estupendo
        Homem Estupendo
 
    Hobbes
        Hobbes

   

 

Olho privado



Sherlock Holmes, Hercule Poirot, Philip Marlowe, Peter Gunn. Graças a estes e outros nomes, estamos habituados crianças a ouvir falar de detectives. A imagem que tínhamos destes homens era a de verdadeiros prodígios do raciocínio lógico, ajudados por fabulosos golpes de sorte ou pela Magnum que traziam debaixo da gabardine. Criaturas de vida arruinada por uma mulher de quem não queriam falar, gentlemen distintos ou lobos solitários cuja única amiga era a garrafa de whisky.

Era assim que eu via os detectives. Até há poucos dias ter dado de caras com o site do Detective Mário Costa. Perdi a inocência e o culpado é o Detective Mário Costa. Mas quem é Mário Costa e como é afinal esse site? Comecemos pela página de entrada, que exibe a mensagem de boas vindas de Mário Costa:

Caro Visitante,
Neste website encontra a experiência de um investigador aliada à tecnologia.
Estou ao seu dispôr para, em conjunto, encontrarmos a melhor solução para o seu caso.

E para rematar, o Detective assina não como Mário Costa mas como Lorem Ipsum. Assumindo que o Detective Mário Costa sabe o que significa Lorem Ipsum, só resta concluir que este é o seu nome de código no sub-mundo do crime.

Após estes calorosos e personalizados votos de boas-vindas, a paragem obrigatória deste site intitula-se Infidelidades. Confesso que temi o pior com um título destes. Estaria o Detective a alargar o âmbito dos serviços prestados? Felizmente, nada disso se trata. Mas nada melhor do que recorrermos ao próprio Mário Costa para nos elucidar sobre o propósito desta secção.

Infidelidades: leia e reflicta...
Neste texto encontra indicações úteis, fruto da minha experiência profissional de investigador privado, há mais de duas dezenas de anos.
Estas indicações são apenas dicas e pistas que eu elaborei para a/o ajudar a reflectir, podendo não estar relacionadas com o seu caso pessoal.
Consulte-as com serenidade e procure enquadrá-las na sua vivência afectiva.

Apesar de não ser nada claro através desta pequena introdução, as dicas e pistas dadas por Mário Costa não se destinam a ajudar alguém a ser infiel sem ser apanhado. A ideia é precisamente a contrária.

De modo a orientar melhor o visitante, as dicas estão organizadas em seis grupos, três para cada sexo, em função do estado civil. Solteiros, casados e divorciados de ambos os sexos encontrarão aqui preciosas sugestões (e esta palavra não é inocente). As dicas são essencialmente as mesmas para ambos os sexos, havendo no entanto algumas que sofrem uma ligeira modificação quando apresentadas ao sexo oposto. Vamos então saber o que aconselha Mário Costa em verdadeiros rasgos de inspiração semeados pela prosa fora.


A imaturidade dele, será um truque para não assumir um compromisso sério consigo?
A leviandade dela, será um truque para não assumir um compromisso sério consigo?

Obviamente, se um dos supostos apaixonados não quer assumir um compromisso, das duas, uma: Ou é homem e é um rapazola que não quer ser adulto, ou é uma mulher, e das ordinárias! A ordem natural das coisas, segundo Mário Costa.



- As mentiras dele são cada vez mais?
- Já a apanhou em mentiras graves?


Qual será, precisamente, a utilidade de Mário Costa nestes casos?...


- Ela passa muito tempo ao telemovel conversando com amiguinhos?
- O circulo de amigas inofensivas, dele, influenciam e destabilizam a vossa relação?


Mário Costa tem uma predilecção por vocábulos que tendem a denotar um sarcasmo cúmplice da revolta do infidelizado, como é aqui o caso do desdenhoso amiguinhos e do irónico inofensivas.


Que tipo de pais tem ela? Tem irmãs instáveis ou já divorciadas?


Já sabe que basta uma maçã podre para estragar o cesto inteiro. E se houver uma namorada estavelmente leviana, também estará incluída nesta classe de desviadas?


Atente-se agora a esta sequência ímpar de insinuações:

- As mensagens de telemóvel são normalmente quentes... não esqueça.
- Qual a inclinação dele/a em relação à net?
- As zonas de conversação são importantes?
- Olhe que a net é um mundo de engates perigosos.


Zonas de conversação? Ninguém diz zonas de conversação! E que raio é uma inclinação em relação à net? Ah, a net, esse local ímpio, mundo de engates perigosos, do qual (seguramente por infortúnio) faz parte o site do Detective Mário Costa.


Se já percebemos por estes exemplos qual é o objectivo destas indicações, outros há em que Mário Costa não só dá a entender o que quer, mas também a que público se dirige. Repare-se:

- Quando confrontado com factos graves ele desmente tudo, mas disfarça mal...?
- O dinheiro que falta, será gasto com outra?
- Há quanto tempo não lhe é dirigido um piropo ou outras manifestações de carinho em casa?
- ... E na rua, é a toda a hora, não é?... Dá Deus nozes a quem não tem dentes...


Para Mário Costa, um piropo é uma manifestação de carinho e homem casado que não presenteie a mulher com tal manifestação de afecto não passa de um banana comparado com o pessoal das obras e das oficinas automóveis que se baba alarvemente a toda hora e que o manifesta galhardamente em jeito de edital para conhecimento da referida e do próprio bairro. Mário Costa só pode ser uma pessoa extremamente sensível e afectuosa para se compadecer tanto com o drama feminino que é a carência de piropos.


- Já o apanhou a olhar longamente, e no vazio, para aquela sua amiga, que ultimamente passa a vida lá em casa?
- A andropausa ou alguma impotência, afinal poderá ser só uma desculpa, para ele carregar baterias e se afirmar lá fora como jovem potente...


A experiência de duas décadas de Mário Costa parece um mau filme porno. E já agora, como é que se olha longamente no vazio e para alguém ao mesmo tempo?


- E as amiguinhas dele? Sobretudo as mal casadas e as disponiveis, são de confiança?
- E foi logo agora que ele lhe deu para tirar um curso da treta á noite.
- E foi logo agora, que ela lhe deu para tirar um curso tão importante, á noite.
- Ele está tão cansado, que adormece assim que cai na cama? Ele trabalha nas obras?


O que é uma amiguinha mal casada? Mário Costa não especifica, mas dá a entender que não é de confiança. Estes são apenas mais exemplos da técnica do cinismo cúmplice. Digam-me que também imaginam Mário Costa a levantar o lábio superior enquanto pergunta com consoantes bem acentuadas e arrastadas «E as amiguinhas dele


- Quantas desculpas desfarrapadas, tipo: furos e avarias no carro, trânsito super engarrafado, acidente que entupiu a estrada, ficar sem gasolina, acidente ou doença súbita de um colega e ida com ele ao hospital, serões imprevistos, e sei lá que mais... ele já deu, quando chega tarde a casa, nos últimos meses?


Desculpas desfarrapadas, tipo? Super engarrafado? Debaixo desta capa de Detective esconde-se um adolescente desmiolado?


- Quantas encalhadas, solteiras, divorciadas e outras válidas e disponiveis, o acharão interessante, e se calhar e à falta de melhor, não o ouvem embevecidas?


Esta tirada tem muita graça. Por um lado, Mário Costa tem que dar a entender que há uma data de mulheres interessadas no marido da leitora. Por outro, tem que reforçar a ideia de que o homem é um merdas sem qualquer valor, caso contrário a leitora ainda se lembrava de reconquistar o marido e aí perdia-se a clientela. Assim sendo, o marido é um traste abaixo de cão e há por aí uma matilha de galdérias só lhe acha piada porque não arranja nada melhor. Mário Costa tem o dom da palavra e do argumento. Daria um belo parlamentar. Assim é só para lamentar.


- Nesta sociedade de mentiras, as traições estarão em alta ou em baixa?


Se a vida correr mal a Mário Costa como Detective, terá sempre espaço num programa televisivo da manhã.

- Aquela história que lhe contaram, será que é mesmo verdade?


Note-se que esta indicação cheia de precisões e infalibilidade é fruto de décadas de trabalho especializado. Nota-se que Mário Costa faz gáudio em ser rigoroso.


- Leu aquela notícia do entupimento dos esgotos, com milhares de preservativos, no edificio público na Av. 5 de Outubro em Lisboa? E lá na empresa dele/dela como será?
- Sabia que segundo as estatisticas, a hora de almoço é a mais utilizada para as rapidinhas?


Se na RTP até entopem esgotos, lá na empresa a hora de almoço deve ser a grande farra com bananas e queijo derretido.


- Será que é possivel eu saber por onde ele navega na net? Saber tudo? Tudo?


Estão a imaginar o tom de voz a subir, a crispação nas mãos e os olhos raiados de sangue?


- E..., e será que ele apesar de ter um filho é GAY? Saunas, vaidade excessiva com o corpo, exposição comtemplativa demorada ao espelho, controle frequente e anormal de peso, aquele amigo tão especial, aquela sensibilidade anormal no homem comum, comportamentos estranhos com objectos.
- ...continuando... dificuldade e perca de sensibilidade e de interesse no beijar, rejeição ao toque fisico, frieza, idiferença, distância, diálogos monosilabicos.


A checklist de Mário Silva para identificar um «GAY» é esclarecedora. Mário Costa, por seu lado, aposto que é do mais hetero que anda para aí, pois não me parece ter qualquer «sensibilidade anormal». Isto, apesar do tacto com que aborda a questão dos homens que enfiam coisas no rabo e prefere dizer que têm «comportamentos estranhos com objectos». E nestes casos, se uma mulher sabe isto sobre o marido, um detective serve precisamente para quê? Para encontrar o objecto?


- Ele chama-lhe gorda me outros piropos, e pasa a vida a falar de gajas boas?
- Ela chama-lhe barigudo, careca, fracote e outros piropos baixos? E passa a vida a falar de charmosos e bonitões, e a fazer comparações negativas entre você e outros homens?


Simplesmente incompreensível. Nem me arrisco a comentar.


- E aquela reunião no Porto, quando ele nem reuniões em Lisboa costuma ter?


Nada escapa à argúcia de Mário Costa.


- Sabe que a net é um mundo de mentiras, de engates e e destabilizações familiares?


Não sabia que a net é um mundo de mentiras, Mário Costa, mas acho que começo a perceber...


- A facilidade da abordagem à mulher disponível, necessitada financeiramente, carente, farta da solidão, com filhos menores, sexualmene matreira... pode resultar na destruição de uma familia.


Galdérias! São todas umas galdérias! Se Liedson resolve, Mário Costa pacifica. Há sempre uma palavra de conforto para a esposa afrontada. Se o marido está a ser infiel é porque há para aí umas ordinaronas a precisar de dinheiro e que a sabem toda. O mundo a preto a branco.


- Era hábito ele usar aquele spay refrescante da boca? E a escova e o perfume no porta luvas? Toalhetes também? Não era usual tanta preocupação com o hálito e outras coisas, pois não?
- Era normal ela usar aquele spay refrescante da boca? Toalhetes no porta luvas quando não era hábito? Não era usual tanta preocupação com o hálito e outras coisas, pois não? E será normal ela andar com umas calcinhas suplentes na mala?


Pois não! O que alguém gosta mesmo é de um cônjuge nauseabundo e a cheirar mal da boca. Nada como uma imunda e mal-cheirosa fidelidade para ficar tudo contente. Para Mário Costa, a prova da fidelidade é o que para alguns é motivo de divórcio. Para Mário Costa, o amor tem uma mola no nariz.


- Aquela amiga especial, dela, solteirona ou já divorciada, será de confiança, ou andará a arrastá-la para outras lides e folias, porque elas nunca gostam de ser ou estar sós... e desviar... é fácil.
- E as amigas dela? Aquilo não será tudo orquestrado e a chamada solidariedade feminina é só uma capa para se encobrirem?


Para já, «lides e folias» é um miminho. Não imagino ninguém depois da 3ª dinastia a falar em «lides e folias». Depois é a já conhecida cotovelada com piscadela de olhos ao leitor atormentado. Muita reticência para dizer «que desviar é fácil». Pudera: são todas umas galdérias, não é, ó Mário?! O próprio emprego do verbo desviar é criterioso. Falamos de um contrabando, uma ilegalidade. E se não é uma amiga que é uma ordinária, são todas! A ideia base de tudo isto? Galdérias! TODAS!


Para os homens casados, Mário Costa não está com falinhas mansas. Mostra-lhes exactamente o que se passa.

- Ela já não consegue esconder o lado de mulher vulgar, e as peixeiradas são o prato trivial? Ela dizia palavrões antigamente?


Por aqui se vê que apesar de Mário Costa lidar quotidianamente com os casos sexuais mais rocambolescos, isso não o impede de ser porventura um conservador no que toca aos assuntos de alcofa, para falar com tanto desdém dos palavrões.


Agora tomem atenção a esta tirada incrível que vai deixar os homens deste país numa cisma corrosiva:

- O patrão dela será impotente, ou será igual aos outros... normal?


Dizer mais alguma coisa além disto é estragar a piada. Adiante, portante. Mas há outra do mesmo calibre:

- Quantas noites por semana é que ela lhe doi a cabeça?


Mário Costa, o detective. Mário Costa o clínico. Temos CSI Porcalhota! (O escritório de Mário Costa fica na Amadora).

Eu sei, é difícil de acreditar. Visitem o site de Mário Costa e comprovem vocês mesmos. Mas não se esqueçam: Ele poderá estar a ver o que é que vocês fazem na net. Tudo!

[Blogger Fausta Paixão]: Depois disto nunca mais serei a mesma... será desta que vou começar a compreender os homens?
É que se for... antes a morte que tal sorte!!!
 
[Anonymous Anonymous]: i-na-cre-di-tá-vel.
sem palavras.
 
[Blogger Inês Ramos]: CSI Porcalhota... Ó homem tu fechas a real tasqueira!!!!!!! Amei de paixão! Ri-me a valer. Genial!!!
 
[Anonymous Anonymous]: agradeço ao autor dos comentários que me telefone 96 300 70 00 e de certeza vamos colaborar por muitos e bons anos.
a critica é fundamental.
obrigado
Detective Mário Costa
 
Post a Comment

<< [Principal]

This page is powered by Blogger. Isn't yours?