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É fazer a conta

Sou consumidor habitual dos iogurtes líquidos Sveltesse da Longa Vida. Tenho particular preferência pela estirpe Aloe Vera. Aquele espécie de cactos (ninguém me convence que o Aloe Vera não são as comuns piteiras que vemos à beira das estradas dos aldeamentos algarvios) dota o iogurte de um curioso sabor a verdura que acaba por ser agradável.
Além disso, acho graça a números. E a publicidade. E quando se trata de publicidade que mete números, fico logo alerta. Vejam esta festa:



Um fartote. Mais 20%! Que é como quem diz, um quinto. Será que esta gente perdeu a cabeça? Será que há dumping de Aloe Vera? Assim parece, pois não nos cansam de anunciar o novo Maná:



Mais 20% parece de facto uma barrigada de Aloe Vera. Mas como eles próprios dizem,



É bom saber. É bom saber o que é que significam estes 20%. Foi exactamente isso que pensei quando provei esta «Nova Receita» com «+20% de Aloe Vera». É que apesar das profunda mudanças que +20% introduzem na composição da beberagem, só pensava na Coca-Cola Zero: «Sabe igual!» (Ugh!)



2,4%. Que fartote de Aloe Vera. Ou seja, Antes, 2% deste iogurte era sumo de Aloe Vera. Agora é 2,4%. Que maravilha. Não bebam muito disto senão a pele fica esverdeada.

Se a intrujice é óbvia, por outro lado não há qualquer inexactidão nos dados apresentados. Refira-se que não é sem arte nem engenho que se conseguem obter números convenientes. Neste caso o truque está em saber que valores comparar para obter uma percentagem sexy.
Agora imaginem que em vez de iogurtes estávamos a falar de fogos florestais. Há truque na menor área ardida nos últimos anos?

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[Blogger Unknown]: Tenho que discordar desta crítica à publicidade ao Sveltesse. Dizem que tem mais 20% de Aloe Vera e (tomando por verdade os dados indicados nos ingredientes) terão colocado exactamente mais 20% de Aloe Vera. Não acho que haja nenhum truque publicitário para dar a entender que o iogurte tenha enormes quantidades de Aloe Vera, até porque me parece que isso era capaz de levar alguns consumidores a questionar-se se não valeria mais a pena consumir directamente a própria planta (talvez na saladinha...). Apenas existe a constatação de um facto. Temos é que ter a noção de que na publicidade apenas dizem o que lhes interessa. Alguns sumos também dizem que têm 50% da DDR de vitamina C e sabemos que isso não significa ter meio kilo de vitamina C lá dentro. É como eu costumo sempre dizer, estatísticas arranjam-se sempre a gosto. Por exemplo, 100% dos autores deste blog consomem Sveltesse Aloe Vera.
 
[Blogger Calvin]: Mas eu não contesto a veracidade dos dados apresentados. O iogurte tem de facto +20% de Aloe Vera. Mas isso não deixa de ser um truque publicitário! :o) O ênfase que se dá a informação irrelevante é um truque publicitário. Acontece todos os dias, nos iogurtes, nos governos, nos empregos. Só temos que ser críticos.
 
[Blogger Zorn John]: Reineta: um produto lácteo com sumo de cacto é, só por si (sim, por si, caro leitor), um grande golpe publicitário. E não, a piteira n é o Aloé da Vera. Nem sequer é parecido. 0% matéria gorda... 0%açucares adicionados... Aposto que tb tem 0%de organofosforados e 0%de açucares retirados. Ah, e agora com mais acessulfamo K do que nunca!!! Yupiii!!
 
[Blogger Zorn John]: E uma fonte de fenilannolonanalina, decerto que em mármore, com um pêxe a desbrugar a dita, feito tonto.

Terei lido bem? Dumping Isso é feito com dumpers? Ou com Flimpers? Lolada, Reineta
 
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