Add http://ummundomagico2.blogs.sapo.pt to your Kinja digest


[Do som mais sujíssimo que anda aí] 
>Three-Way 
>Magnetic Fields
 

Autoria
 
    Calvin
        Calvin
        bloggercalvin
        arrobaguêmeilepontocom

 
Contribuições
 
    Astronauta Spiff
        Astronauta Spiff
 
    Homem Estupendo
        Homem Estupendo
 
    Hobbes
        Hobbes

   

 

Histórias da Carochinha

Revolvendo o baú das tralhas de infância, encontrei alguma da minha leitura de infância. Achei particular piada a duas coisas, por razões diferentes mas ambas ligadas ao estilo. Em primeiro lugar, temos os "cow-boys" adjectivados.



Trinitá e Tex Tone. Um, impertinente. O outro, sorridente. (E antes que se ponham com gracinhas, tratam-se de livros das Edições fada do lar. fAda do lar.)

A ideia de um cowboy impertinente é absolutamente hilariante. Um cowboy pode ser uma data de coisas, das mais violentas às... mais violentas. Mas impertinente? Para ser considerado impertinente, a única fase de um duelo em que um cowboy pode ter alguma vez participado é a da estalada da luva. Um cowboy impertinente não mete medo a ninguém. E muito menos ao sorridente Tex Tone.

Tex Tone sofre de dois males. O primeiro, é a adjectivação a que também foi sujeito. Pelos vistos era coisa em voga na altura. Mas este é o cool cowboy. Abate os seus inimigos com um sorriso na cara. Fala com os vilões com um sorriso na cara. Monta o seu cavalo com um sorriso na cara. Ou tem um problema muscular facial ou é varrido de todo.

O outro problema de Tex Tone é o nome. Dito de uma assentada, soa a nome de fibra têxtil. Até já estou a ver o gang dele: Jarvis Cose e Nick Nylon. Além disso, Tex Tone não é mais do que Tex Tony mas dito de modo afectado. Cowboy que se preze não pode apresentar-se como Tex Tóne sem ser crivado de balas a seguir.

Mas o que me divertiu mais foi a Colecção Carochinha.



A História do Leão Doente é título que não indicia grande animação, mas em contrapartida a contracapa é instantaneamente apaziguadora.



As crianças de Portugal estavam de parabéns, pois Salomé de Almeida (a conhecidíssima Salomé!) presenteava-os naquela sua linguagem tão do agrado dos pequeninos. Um mimo saído do tempo em que o politicamente correcto era uma miragem que ainda permitia liberdades como falar em Príncipes Carecas e Marias Tontas.

Mas vejamos então que linguagem era aquela sua linguagem. Eis dois excertos da História do Leão Doente. O rei da selva definha na sua caverna -aparentemente nauseabunda devida à infecção da ferida responsável pelo seu estado terminal (Salomé de Almeida aquele seu rigor clínico tão do agrado dos pequeninos)- e recebe a visita dos seus súbditos, que no torpor dos seus últimos momentos, trata de aniquilar, desde o ursinho até à serpente.

O primeiro excerto descreve o momento em que a serpente é despachada.



Os pequeninos estavam de facto de parabéns, pois bem gráfica era aquela linguagem de Salomé de Almeida. Como também pode ser comprovado no final da história, quando a mosca conversa com o leão.



Um magnífico discurso moral este, o da mosca. Maus cheiros, assassínios, a atracção pelo nojo, carne podre e necrofilia eram tão do agrado das crianças da época. Estão todas de parabéns.

[Blogger Fixemobil]: Bela literatura infantil. Sim senhor, explica muita coisa.
 
[Blogger Bastet]: Ai o que eu me ri! Adorei ler a magnífica conversa entre a mosca e o leão... coisinha mai linda! Mas já agora o Trinitá não era o cowboy insolente? É que não tem mesmo nada a ver, impertinente é coisa de puto da primária que lê histórias da carochinha! Eh, eh, eh...
 
[Blogger ines silva]: LOL lindo, parece um episodio do Ren & Stimpy!!
Nao sei porque, mas as historias infantis que conheço sao todas deprimentes. Quem nao se lembra da menina dos fosforos e tambem daquela do soldadinho de chumbo?
Tenho impressao de ter deitado fora todas as historias da colecçao formiguinha.
 
[Anonymous Anonymous]: Tec Stone?...Tá-se. :D
 
[Blogger M]: O que eu acho giro nestes contos em que a moral da história é que os maus pagam pelos seus pecados com a morte é que exactamente o mesmo é valido para os bons: também eles hão-de morrer e de ser comidos exactamente pelos mesmos vermes e moscas, etc. Então exactamente qual é a moral da história?
 
[Anonymous Anonymous]: também em pequena li estes livros, infelizmente já não os tenho. gostaria de saber onde poderia encontrar exemplares desta coloecção para os poder oferecer à minha mãe.se alguém souber...
 
[Blogger Unknown]: tenho quase todos os numeros da colecção carochinha. faltam-me apenas os 12, 19, 27,31 e 35...se alguem tiver diga-me por favor.

obrigado
 
Post a Comment

<< [Principal]

This page is powered by Blogger. Isn't yours?