Directamente da República Checa, trago-vos uma das mais tenebrosas coisas jamais feitas para lá da Cortina de Ferro. Má propaganda política. A primeira mensagem é de 1946: trabalho e paz para a República, bem-estar para o povo.
[clicar na imagem para ampliar]
Tudo nesta imagem é terror e o plano contra-picado dá uma rara intensidade dramática à composição. O ar tresloucado dos próprios populares não ajuda nada. Quem é que acredita que aquele martelo não vai acabar na cabeça da jovem ceifeira? Quem duvida que a foice vai em breve encontrar a goela do camarada operário? Sem dúvida, perturbador. Mas não tanto como o próximo cartaz anunciando o apoio estatal a jovens casais nos anos 70.
[clicar na imagem para ampliar]
A família Adams em versão comunista nos anos do disco. Tudo mete medo, da semente do Diabo que sopra a primeira velinha até ao jovem cabeça de casal. O único enquadramento lógico para este pesadelo é o regime checoslovaco ter usado cadáveres empalhados para a sessão fotográfica.
Com propaganda assim, não admira que quisessem fugir.
Labels: Checoslováquia, Comunismo, onde é que eles estavam com a cabeça?, propaganda política, quando os tempos eram outros, República Checa