Add http://ummundomagico2.blogs.sapo.pt to your Kinja digest


[Do som mais sujíssimo que anda aí] 
>Three-Way 
>Magnetic Fields
 

Autoria
 
    Calvin
        Calvin
        bloggercalvin
        arrobaguêmeilepontocom

 
Contribuições
 
    Astronauta Spiff
        Astronauta Spiff
 
    Homem Estupendo
        Homem Estupendo
 
    Hobbes
        Hobbes

   

 

Recuerdos e souvenirs

As cidades turísticas bem se podem queixar dos turistas mas o que não falta em nenhuma é a bela da lojinha de recordações. Enquanto a coisa se ficou pela Torre Eiffel e pelo Coliseu de Roma, estas lojas não tinham interesse nenhum, mas com uma nova maneira de pensar o mercado e os consumidores, os lojistas diversificaram a oferta e resolveram patrocinar-nos umas gargalhadas.

Em Barcelona, exemplo de inspiração cinematográfica ou projecção dos 50 com Botox, quem pode ficar indiferente a este Ched Pitt Guevara?



Também em Barcelona, toda a loja da especialidade tem estas pilhas de sombreros à venda.



Este produto tipicamente espanhol e catalão vende mais do que castanhas quentes. Ainda vou ver barretes de campino a serem vendidos em plena Rambla.

Passando a Paris, o estilo é diferente. Não há tantas lojas de recordações, e imperam as banquinhas de tudo e mais alguma coisa à beira do Sena. Entre estas bancas, há algumas que se especializaram em arte, ou pelo menos em tentativas de. É o caso desta aberração.



Nada podia ser tão hediondo como estes pequenos Frankesteins com infantes corpos de anjo apenso de adultos macrocéfalo. É certo que Paris é uma cidade onde romper com convenções costuma trazer bons resultados, mas prevejo dificuldades para o artista se conseguir vir a impor.

Saltando para o Museu do Vaticano, encontramos lembranças nada católicas. Eis alguns fragmentos de estuque da Capela Sistina, ao alcance de qualquer turista de bom gosto e fé inabalável.



Enfim, não são bem fragmentos, são simulações de fragmento. Vai dar ao mesmo porque quem vê o calhau é apanhado desprevenido. Como resistir à ideia de convidar uns amigos a jantar lá em casa para depois, sem mais nem menos, enquanto estão eles de croquete numa mão e Martini na outra, darem de caras com um bocado da parede da Capela Sistina galhardamente exibido ao lado da fotografia do Ruben José quando tinha 6 meses?

É claro que estas coisas de lembranças do Vaticano não são coisas para pelintras. Um bom católico deve ganhar pipas de massa para ajudar o próximo e foi a pensar nisso que Salvatore Ferragamo se juntou ao Vaticano para criar esta bela mola para notas, também ela nada em conta. Fiquei sem perceber se os papais pés e respectivo séquito habitual tem o patrocínio de Salvatore Ferragamo, tal era a alegre profusão de produtos seus espalhados pelo Museu.



Finalmente, já não no Vaticano mas na loja de uma igreja de Roma, este magnífico calendário com mancebos vestidos de padres para noviças com fantasias de claustro.



Pela pinta dos moços é de esperar que no calendário de 2007 haja uma espreitadela aos bastidores do altar. Valha-nos Deus.

[Blogger Zorn John]: olha! tenho um pedaço de estuque perecidíssimo com esse da gaja! Mas o meu é verdadeiro, HAHAHA
 
[Blogger Calvin]: Grande Reineta! Porquê levar imitações quando se tem o original à distância de uma pancadinha de escopro! :oD
 
Post a Comment

<< [Principal]

This page is powered by Blogger. Isn't yours?