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Na categoria Inglês Turista, temos este magnífico preçário de cones de gelado à venda em Roma. Por um segundo ainda julguei tratar-se de Sumol à venda em Roma, mas não passa de um domínio sofrível da língua inglesa. Já em Praga, encontrei um cartaz digno de uma qualquer promoção nos nossos supermercados Lidl. À parte do bebé, que mais é que este cartaz pretende anunciar? O que é a Super Cena? É o puto? Alguém que saiba checo que me esclareça. Nesta espécie de cidade europeia temos uma fauna variada e assaz curiosa que chega a ser representada em ímanes de frigorífico, como é o caso deste Crazy Magnetic Insect. É um Insect tão Crazy que chega a ser parecido com um sapo. Pais exótico, esta República Checa. Tão exótico que um chapéu de chuva escavacado chega a valer 99,00€. Será com certeza uma antiguidade digna de tamanha inflacção. Deixando essa Praga e indo até Paris para apreciar um quadro de profunda miséria. Diga-se de passagem que Paris é uma cidade quase perfeita e não se imagina que as coisas que cabem nesse quase belisquem sequer o quão agradável é andar pelas ruas parisienses. Dito isto, não se percebe por que raio é a Câmara lá do sítio resolveu plantar dois campos de Voleibol de Praia em frente ao Hôtel de Ville. Na fotografia podem-se ver umas tristes e alvas criaturas a usufruirem deste espaço pseudo-estival. Uma tristeza. Mas Paris tem destas coisas. Outra delas é a segurança das estações de comboio, assegurada pelos GOE's lá do sítio que se passeiam de camuflado e metralhadora em punho. Perguntam vocês se é medo o que se sente ao encarar uma destas criaturas quando se desce do comboio. Vejam a fotografia e tentem imaginar se é o medo o que se sente. De certa maneira, é mesmo medo que se sente. Medo de que estes defensores da paz pública consigam vislumbrar o risinho jocoso que o seu telheiro cefálico nos motiva. Percebe-se que tenham que empunhar metralhadoras. Com chapelinhos daqueles ninguém os consegue levar a sério. Fica-se sempre a tentar descobrir onde é que eles têm o cavalete e o pincel. Ainda de falando de moda, mas passando a Florença, veja-se este extraordinário exemplo de coerência, firmeza e constância. Que saldos fantásticos! Tudo a 14,50€. Mas tudo! E como se não bastasse, está tudo a 9,50€. Tudo! Mas esperem: não acaba aqui! É que está tudo a 6,50€. Sem excepção! Este caso de profunda esquizofrenia comercial dá vontade de rir. Já o seguinte caso, registado em Veneza, quase que só dá para ficar de boca aberta. Trata-se da gama saudosista de consumíveis de mercearia. Temos o azeite, a cerveja, o vinho e a schnaps de Mussolini,Hitler, Estaline, Che Guevara, e para atenuar a carga política, de Bob Marley. Mais do que patético, é surpreendente ver que continua intacta uma loja que apresenta uma tão ampla gama de produtos a poderem suscitar os mais bélicos instintos em duas facções distintas. Com o Benito, Adolfo e Estaline na montra, era de esperar que as extremidades ideológocas da zona já se tivesse encarregado de empalar o dono da loja num remo de gôndola e que a loja já tivesse sido incendiada. Porém, nem um graffiti. Ainda dizem que em Portugal os costumes são brandos. E por falar em costumes e brandura, eis a mais recente jóia da indústria chocolateira belga. Em Brugge e em Bruxelas apenas algumas casas de chocolates não ofereciam este magnífico produto apresentado em várias cores e tamanhos. Não consegui perceber se derreteriam nas mãos. A seguinte fotografia é da porta de uma farmácia de Barcelona. Repito: de Barcelona. Não é de Marrocos nem de Sarapillera de Arriba. Além do ar de miséria que inspiram todos esta papelada colada às três pancadas, há a finíssima promoção de preservativos (ainda por cima homologados, vejam lá!) com direito a regalo e tudo. Assustador. Também assustador mas por cima disso, tétrico são estas peculiares decorações florais à venda em Amesterdão. Em suma, em Amesterdão decoram-se as plantas ao invés de serem as plantas a decorar (em Amesterdão as plantas são mais úteis do que decorativas). Para a dita decoração, nada como mirrar algumas cabeças de animais e empalá-las junto à plantação. Sob o efeito de certos cogumelos a coisa deve ter potencial de teatrinho de marionetas. Há que perceber que os holandeses são um povo muito particular. Note-se por exemplo a seguinte publicidade com laivos de anúncio de combate titânico. Os 32 melhores jogadores de setas disputam o troféu mundial de setas bávaras! Que emoção incrível. Por que raio é que é esta gente tem coffee shops, digam-me? Visto isto, Portugal ainda parece o sítio onde só acontecem as coisas que só acontecem em Portugal? |